I E Q CASTANHEIRAS TANQUE DE BETESDA 
Criar uma Loja Virtual Grátis
Batismo
Batismo

Batismo

Mateus
"E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?"  (Mateus 3 : 7)
"Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele."  (Mateus 3 : 13)
"Jesus, porém, respondendo, disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu hei de beber, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado? Dizem-lhe eles: Podemos."  (Mateus 20 : 22)
"E diz-lhes ele: Na verdade bebereis o meu cálice e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado, mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me pertence dá-lo, mas é para aqueles para quem meu Pai o tem preparado."  (Mateus 20 : 23)
"E, chegando ao templo, acercaram-se dele, estando já ensinando, os príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo, dizendo: Com que autoridade fazes isto? e quem te deu tal autoridade?"  (Mateus 21 : 23)
"O batismo de João, de onde era? Do céu, ou dos homens? E pensavam entre si, dizendo: Se dissermos: Do céu, ele nos dirá: Então por que não o crestes?"  (Mateus 21 : 25)

I Pedro
"Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo;"  (I Pedro 3 : 21)

Marcos
"Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados."  (Marcos 1 : 4)
"E aconteceu naqueles dias que Jesus, tendo ido de Nazaré da Galiléia, foi batizado por João, no Jordão."  (Marcos 1 : 9)
"Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis; podeis vós beber o cálice que eu bebo, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado?"  (Marcos 10 : 38)
"E eles lhe disseram: Podemos. Jesus, porém, disse-lhes: Em verdade, vós bebereis o cálice que eu beber, e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado;"  (Marcos 10 : 39)
"E tornaram a Jerusalém, e, andando ele pelo templo, os principais dos sacerdotes, e os escribas, e os anciãos, se aproximaram dele."  (Marcos 11 : 27)
"O batismo de João era do céu ou dos homens? respondei-me."  (Marcos 11 : 30)

Lucas  
"E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados;"  (Lucas 3 : 3)
"E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu;"  (Lucas 3 : 21)
"E todo o povo que o ouviu e os publicanos, tendo sido batizados com o batismo de João, justificaram a Deus."  (Lucas 7 : 29)
"Importa, porém, que seja batizado com um certo batismo; e como me angustio até que venha a cumprir-se!"  (Lucas 12 : 50)
"E ACONTECEU num daqueles dias que, estando ele ensinando o povo no templo, e anunciando o evangelho, sobrevieram os principais dos sacerdotes e os escribas com os anciãos,"  (Lucas 20 : 1)
"O batismo de João era do céu ou dos homens?"  (Lucas 20 : 4)

Atos
"Começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição."  (Atos 1 : 22)
"E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou."  (Atos 8 : 38)
"Esta palavra, vós bem sabeis, veio por toda a Judéia, começando pela Galiléia, depois do batismo que João pregou;"  (Atos 10 : 37)
"Tendo primeiramente João, antes da vinda dele, pregado a todo o povo de Israel o batismo do arrependimento."  (Atos 13 : 24)
"Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do SENHOR, conhecendo somente o batismo de João."  (Atos 18 : 25)
"Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João."  (Atos 19 : 3)
"Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo."  (Atos 19 : 4)

Romanos
"De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida."  (Romanos 6 : 4)

Efésios
"Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo;"  (Efésios 4 : 5)
 Colossenses  
"Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos."  (Colossenses 2 : 12)
Hebreus   
"E da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno."  (Hebreus 6 : 2)



BATISMO, O QUE SIGNIFICA SUA IMPORTÂNCIA PARA VOCÊ
BATISMO
O QUE SIGNIFICA SUA IMPORTÂNCIA PARA VOCÊ


"Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim: por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei." Salmo 16:8.
O QUE O BATISMO NÃO É:  Um sacramento.
A palavra sacramento implica graça salvadora. Batismo não salva.
O meio para salvação.
Para todos aqueles que tentam usar o batismo por esta razão, a Palavra de Deus censura de um modo forte e direito: "Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo." Tito 3:5.
Deus declara enfaticamente que somos salvos pela graça (favor imerecido) através da fé em seu Filho. "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie." Efés. 2:8-9.
A água não pode limpar nossos pecados.
Deus nos diz que o pecado é limpo somente pelo sangue do seu Filho. "Em quem temos a redenção, a saber, a redenção dos pecados." Col. 1:14. "E sem derramamento de sangue não há remissão." Heb. 9:22.
O batismo não é nenhuma maneira essencial para a salvação da alma.


PARA QUE É O BATISMO:
Todos os que receberam Jesus Cristo como seu Salvador pessoal.
Não há um lugar na Bíblia em que Deus disse a alguém que não confiava pessoalmente em seu Filho como Salvador, para ser batizado. Mas, ser batizado é a primeira coisa que Deus ordena e espera de todos aqueles que receberam Jesus como seu Salvador nos seus corações e foram salvos. "…e muitos dos Coríntios, ouvindo-o, creram e foram batizados," At. 18:8. "De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra," At. 2:41. "…que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração," At. 8:36-37. O batismo é para todos aqueles que desejam seguir os passos de seu Salvador. "E aconteceu naqueles dias que Jesus, tendo ido de Nazaré, da Galiléia, foi batizado por João, no Jordão," Marcos 1:9.


O QUE É O BATISMO:
Um Sepultamento.
A aspersão não basta. Deus ordena que sejamos completamente sepultados sob as águas. ‘“De sorte que fomos batizados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida,” Rom. 6:4. "Sepultados com Ele no batismo," Col. 2:12.


Um Símbolo Histórico.
Ele nos lembra da morte, o sepultamento e a ressurreição de Jesus por nossos pecados. "Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras," I Cor. 15:3-4. "Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos," Col. 2:12.


Uma Declaração.
Uma declaração de que você crê pessoalmente que Jesus morreu, foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, e que você também ressuscitará no último dia quando a trombeta de Deus chamar seus filhos para casa.
Um Testemunho Público.
Um testemunho público que declara que você é um discípulo do Senhor. É através deste ato que podemos mostrar a todos em cujo lado estamos.


Uma Expressão.
É a expressão de seu desejo de andar na novidade da vida eterna que Deus já lhe deu. "De sorte que fomos batizados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida," Rom. 6:4.


O QUE O BATISMO FAZ:
“O batismo une você a uma igreja local: que é igual às Igrejas do Novo Testamento.” "De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas," At. 2:41.
O batismo é um símbolo da sua separação da vida velha com seus desejos pecaminosos e sensualidade. "Porque se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado," Rom. 6:5-6.
O batismo capacita você a entrar na alegria que lhe espera em servir ao Senhor, como membro de sua igreja.
Compreendendo então a importância e o verdadeiro significado do batismo, você não quer se apresentar neste dia do Senhor como um candidato ao batismo?
Entre agora na alegria e plenitude de sua salvação e ouça o que Deus fala a você: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo," Mat. 3:17.


Estudo preliminar para candidatos ao Batismo.
O Batismo águas é um acontecimento de suma importância na vida de todo o crente em Jesus Cristo. Através do batismo é que nós testificamos, que somos salvos, e que não vivemos mais para o mundo, pois o batismo nas águas é um símbolo de “ sepultamento ”, isto é, o batismo é um símbolo de “sepultura” ali enterramos o nosso “ velho homem ” a nossa velha vida e ressurgimos com um corpo novo, pois o velho ficou lá na sepultura, digo no batismo.É de se estranhar que muitos crentes resistam ao batismo e até combatem alegando de que o “ batismo não salva ”, etc. Porém NÃO existe outra forma bíblica, pela qual, o crente entra para a Igreja que é o Corpo de Cristo, ou seja, para fazer parte da Igreja o crente precisa ser batizado, caso ele não seja batizado, ele pode até freqüentar um igreja mas não faz parte da Igreja de cristo, esta fora. O crente ao ser batizado passar a participar da mesa do Senhor, ou seja, da Santa Ceia, o crente que não é batizado não pode participar pois ainda não se entregou totalmente ao Senhor pelo batismo. Ora todo crente tem a necessidade de “comer o corpo e beber o sangue de Jesus” pois Jesus mesmo disse em João 6:53 “Quem não comer o meu corpo (pão da santa ceia) e não beber do meu sangue (suco de uva da santa ceia) não tem vida em si mesmo” e “quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna”, em outras palavras : “ quem não comer o pão e não beber o sangue de Jesus NÃO tem a vida eterna veja : 1o ) A pessoa crê; 2o ) A pessoa é batizada; 3o ) A pessoa participa da Ceia , esta pessoa esta de acordo com a Palavra, esta pessoa esta salva ! É verdade que só batizar não garante a salvação, é preciso primeiro CRER em JESUS CRISTO como seu SENHOR E SALVADOR.


QUEM DEVE SER BATIZADO ?

Jesus disse em Marcos 16:16 “quem crer e for batizado será salvo”, se você diz que CRÊ em JESUS mas ainda não passou pelo batismo esta esperando esta esperando o que ? JESUS VOLTAR !?! Alguns dizem que não precisam se batizar para se salvar, estes estão errados ! Eles dizem que aquele ladrão que estava ao lado de Jesus na cruz, não foi batizado e foi salvo pois Jesus lhe disse : “ainda hoje estarás comigo no paraíso” Lucas 23:43, neste texto temos que considerar alguns pontos 1o) O Ladrão estava na cruz, você esta numa cruz ? 2o) O ladrão não teve tempo de se batizar, você não tem tempo também? 3o) O ladrão estava perto da morte, você esta perto da morte também ?
Este ladrão da Cruz estava simbolizando aquelas pessoas que no leito da morte se arrependem de seu pecados e aceitam Jesus, não dando tempo assim para se batizarem, neste único caso a pessoa é salva ! Mas se você tem tempo, está com vida e diz que já aceitou a Jesus e ainda não é batizado talvez seja hora de rever seus conceitos pois o BATISMO é ordem,mandamento e tem que ser OBEDECIDO!

JESUS NOS ORDENOU QUE SEJAMOS BATIZADOS NAS ÁGUAS


Mateus 28:19 “fazei discípulos BATIZANDO-AS” O apóstolo Pedro também pregou o batismo Atos 2:38, o apóstolo Paulo também Atos 22:38, muitos outros versículos veremos neste estudo que nos falam sobre o batismo, pois todos são prova evidente da conversão genuína a DEUS disse Jesus “pelos frutos se conhece a árvore” Mateus 12:33. O batismo é fruto da obediência ao mandamento de Jesus Cristo.

O SIGNIFICADO DO BATISMO NAS ÁGUAS


A – O Batismo é símbolo de morte – Romanos 6:3,4
B – O Batismo é revestimento de Cristo – Gálatas 3:27
C – O Batismo é ressurreição com Cristo – Colossenses 2:12,13


TIPOS DE BATISMO


ASPERSÃO (borrifamento) É a pratica de chuviscar água em gotas sobre a pessoa usado na Igreja Católica
AFUSÃO ( derramamento) É a pratica de jogar água sobre a pessoa usado na Igreja Tradicional
IMERSÃO ( mergulhamento ) É a pratica correta e bíblica de afundar na água a pessoa usado Igreja Evangélica.

Destes três tipos de batismo o mais correto é o batismo por IMERSÃO pois a própria palavra BATISMO significa literalmente mergulhar ou imergir, ao examinarmos a bíblia em Marcos 1:9-11 notamos no verso 10 o seguinte “logo que Jesus saiu da água...” ora, ninguém poderá sair se não tivesse entrado na água , então cremos que Jesus “entrou” na água para ser batizado, e NÃO ficou fora da água para receber o batismo de aspersão ou afusão, deduzimos que JESUS foi batizado por IMERSÃO, ou seja ele foi MERGULHADO na água , caso contrario se Jesus fosse batizado por imersão ou afusão ele teria sido batizado no templo e não no rio, também em Atos 8:38,39 quando o evangelista Felipe batizou o eunuco, diz “ pararam a carruagem e desceram ambos na agua”, vemos aqui que, se o batismo fosse por aspersão ou afusão o eunuco mandaria que seus servos lhe trouxessem água do rio para ser batizado e não irem ambos ao rio para ser batizado, nos deixando claro que Felipe batizou o eunuco por imersão. Outra passagem que nos revela a maneira correta de se batizar é Romanos 6:4 “fomos pois SEPULTADOS com JESUS na morte pelo BATISMO...” agora eu te pergunto como é que sepulta a pessoa ? Em pé ou deitada ? No batismo de IMERSÃO deita-se a pessoa na água, a água aqui simboliza o sepulcro a cova onde será ‘enterrada’ afundada a pessoa ali irá ficar a velha vida de pecado e ao sai da água ressurge para uma vida de vitórias Concluímos que a forma correta e bíblica para o batismo é a IMERSÃO.

JESUS FOI BATIZADO ELE É O NOSSO MAIOR EXEMPLO


“ Por esse tempo dirigiu-se Jesus da Galiléia para o rio Jordão, a fim de ser batizado por João Batista, Mateus 3:13-17, Marcos 1:9-11 , Lucas 3:21-22
Jesus não precisava se batizar, pois Ele não tinha pecados, o batismo é para o arrependimento dos pecados, então por que Jesus foi batizado ? Jesus foi batizado para servir de exemplo para nós, Ele mesmo disse que devíamos segui-Lo. E logo que Jesus foi batizado veio uma voz do céu que disse: “Este é o meu filho amado em quem eu tenho prazer” Tenho certeza que logo após o seu batismo meu querido irmão e irmã, ainda que não escutemos a voz de Deus, com certeza Deus terá prazer em você também, pois o filho que obedece é o filho que dá prazer ao Pai.
Após este pequeno estudo é impossível que você fique indiferente sobre o BATISMO, vá até o pastor e dê o seu nome ainda hoje em Nome do Senhor Jesus ! Amém

 

 

Curso de Liderança IEQ- Castanheiras
Pastor Cassiano

Translate this Page
Votação
casal que morreu na biblia infiel
Ananias, com Safira
Lo e esposa
Sarah e Abraão
Isaque e Rebeca
Jaco e Raquel
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (629 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página