I E Q CASTANHEIRAS TANQUE DE BETESDA 
Criar um Site Grátis Fantástico
O Diácono e seus fundamentos
O Diácono e seus fundamentos

O Diácono e seus fundamentos


O diácono é o oficial eleito pela Igreja e ordenado pelo conselho da igreja, para; dedicar-se especialmente à:
• Arrecadação de ofertas para fins piedosos;
• Cuida dos pobres, doentes e inválidos e viúvas;
• Manutenção da ordem e reverencia nos lugares reservados ao serviço divino;
• Exercer a fiscalização para que haja boa ordem na Casa de Deus e suas dependências.

Introdução

A Palavra de Deus traduz o termo ?Diácono? Como serviço, ministério, assistência. Portanto, o diácono é aquele que, seguindo o exemplo de Jesus Cristo, que veio especial para servir (Mt 20:28), tem o dom se servir às pessoas para a Glória de Deus.

Requisitos básicos para o oficio de diácono

1. Ser vocacionado: O que faz válido um oficio de diácono é a vocação, de modo que ninguém pode executá-lo correta e ordenadamente sem haver sido chamado antes por Deus. A eleição do diácono é uma evidência de que Deus vocacionou aquele irmão para este oficio.

2. Ser discípulo de Jesus: Os diáconos eleitos pela igreja são escolhidos entre os discípulos de Jesus Cristo (Atos 6:1,3).

3. Ter boa reputação: O diácono precisa e teve ter o reconhecimento perante a Igreja e a sociedade de uma vida digna (Atos 6:3).

4. Ser cheio do Espírito Santo de Deus: Como todo o bom cristão, o diácono precisa e necessita ser cheio do Espírito Santo, para desempenhar as suas atividades dignamente, demonstrando alegria, paz, amor longanimidade e mansidão ect...

5. Ser um cristão respeitável: O diácono deve ter um procedimento sério, digno de todo respeito e admiração por parte de todos na igreja.

6. Ser cheio de Sabedoria: Sabedoria concedida pelo Espírito Santo para saberem como resolver os problemas que existem e os que vão surgi.

7. Ter uma só palavra: Não deve ser um difamador ou mexeriqueiro, não deve ser alguém que pense uma coisa e diga outra totalmente diferente, não deve ser uma pessoa que diz uma coisa para pessoa e algo diferente para outra.

8. Deve conservar o ministério da fé com a consciência limpa:

O diácono deve conservar-se firme na revelação graciosa de Deus, com a consciência pura, sem contaminações intelectuais, espirituais e morais (II Tm 3:9).





9. Não cobiçosos de sórdida ganância: O diácono não pode ser alguém que lucra desonestamente. O lucro em si não é pecaminoso, contudo ele pode ser torna vergonhoso se sua obtenção passa a ser o nosso objetivo primário, em detrimento da glória de Deus.

10. Sejam primeiramente experimentados: A conduta do diácono deve ser tão boa que ninguém tenha do que o acusar. Este reconhecimento deve ser por parte da igreja e também da sociedade.

Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se (eles) se mostrarem irrepreensíveis, que exerçam o diaconato (I Tm 3:10).

Recompensas para um diácono fiel

A honra concedida por Deus: Se alguém me serve, siga-me, e, onde Eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servi, o Pai o honrará (João 12:26).

O reconhecimento da igreja de Cristo e maior firmeza na fé: Pois os que desempenham bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus (I Timóteo 3:13).

Lembrança graciosa de Deus: Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servistes e ainda servis aos santos (Hebreus 6:10).

O que a Igreja espera dos diáconos

• Ser assíduo e pontual no cumprimento de seus deveres (prioriza o Reino de Deus).
• Ser constante dizimista e ofertante, demonstrando assim exemplo para os demais irmãos da fé.
• Ser irrepreensível na moral, são na fé, prudente no agir, discreto no falar e exemplo de santidade de vida.

Quanto as programações da Igreja

Quando se falar sobre programações entende-se: cultos aos domingos, escola dominical, culto de libertação, culto de ensino da palavra e campanhas de oração na igreja, quaisquer atividades realizadas na igreja.

Quanto ao cuidado do diácono

• Zelar pela boa aparência da sua igreja.
• Procurar manter tudo organizado e em bom estado de uso para os cultos.
• Ele deve saber de tudo o que a igreja possui, e as necessidades da sua igreja.
• Impedir que alguém contribua para a desordem.





FUNÇÕES:

O diácono deve ser sempre o primeiro a chegar e o último a sair.

As atividades, é função dos diáconos:
• Abrir a igreja e organizá-la.
• Esta sempre alegre e cheia do Espírito Santo para recepcionar os irmãos.
• Orar ao Senhor, pedindo-lhe orientação e benções para o trabalho que será realizado.
• Ficar à porta recepcionando os irmãos e visitantes que forem chegando, e sempre vigiando os carros no estacionamento da igreja.
• Perdi e fazer sinal de silêncio às pessoas que chegarem conversando.
• Permanecer à porta, posicionado de forma a ter uma boa visão da rua e do templo.
• Recepcionar irmãos e visitantes que porventura chegarem atrasados.
• Mostra exemplo de ordem, reverência na igreja.
• Exorta os irmãos e visitantes quanto à conversas paralelas ou desordens provocadas.
• Acompanhar atento todos os atos do culto.
• Recolher dízimos e ofertas e entrega para o departamento de tesouraria.
• Trata bem os visitantes para que eles se sintam bastante à vontade.

Após as atividades:

• Recolhe hinários, pastas e papéis que ficarem sobre as cadeiras, deixando-os já prontos organizados para os próximos cultos ou trabalhos na igreja.
• Apagar as luzes dentro e fora da igreja.
• Fechar a igreja corretamente depois que todos saírem.
?Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para o homem?
(Colossenses 3:23).
?E eis que venho sem demora, e comigo está o garladão que tenho para retribui a cada um segundo as suas obras?
(Apocalipse 22:12).


 “Como Proceder na Casa de Deus"1 Timóteo 3:8-16
Acerca dos diáconos (3:8-13). Depois de falar das qualidades necessárias para um homem ser bispo (3:1-7), o apóstolo Paulo também fala das qualificações para os diáconos. "Diácono" traduz a palavra grega "diakonos", que descreve um servo em relação a seu trabalho. Embora todos os cristãos devem servir a Deus (Romanos 6:22-23) e uns aos outros (Marcos 10:42-45), o diácono é um servo com um trabalho definido para fazer na igreja (veja Atos 6:1-5 como exemplo deste tipo de serviço). O diácono, assim como o bispo, deve ser alguém aprovado por Deus (3:8). Estas qualidades são necessárias para ser diácono na igreja do Senhor:



"respeitável" (3:8): o diácono vai servir, e assim deve ser alguém cujo caráter como servo de Deus é notável pelo seu comportamento sério e pela confiança que os outros têm nele.
"de uma só palavra" (3:8): o diácono deve ser convicto e honesto, e não alguém que muda sua opinião e sua palavra de acordo com a situação no que trabalha (compare Efésios 4:11-16).
"não inclinados a muito vinho" (3:8): o diácono precisa tomar decisões no seu serviço, e quem bebe logo perde a capacidade para reto juízo (veja Provérbios 31:4-5; Isaías 28:7).
"não cobiçosos de sórdida ganância" (3:8): o trabalho do diácono talvez o coloque em contato com o dinheiro da igreja, e ele deve ser alguém que não cairia na tentação da riqueza.
"conservando o mistério da fé com a consciência limpa"(3:9): Paulo refere ao evangelho como "o mistério da fé" (veja Efésios 3:3-5. 1:9-10). O diácono deve ser alguém que tem a consciência limpa com respeito ao evangelho, ou seja, um servo fiel de acordo com a palavra de Cristo (veja 1 Coríntios 4:1-2).
"primeiramente experimentados" (3:10): o diácono deve ser aprovado antes de assumir a função, não depois.
Provados em casa (3:11-12): quem vai servir na igreja ("a casa de Deus" – veja 3:5, 15) deve ser alguém que já provou seu serviço na sua própria casa. Um homem ("marido" é só homem) deve ser escolhido como diácono somente se ele é fiel à esposa e se a esposa e os filhos são fiéis a ele. Ser marido e pai é um serviço adequado para provar o caráter do homem de Deus (veja Efésios 5:22-6:4).
O bom serviço do diácono resulta em ainda mais confiança e respeito dos outros e no crescimento espiritual do diácono (3:13).

Na casa de Deus (3:14-16). A igreja, sendo a casa de Deus, deve apoiar e promover a verdade do Pai, muito como o caráter do lar manifesta o caráter do diácono. A casa de Deus nunca deve ter,o foco, em si mesma, mas no evangelho, o qual ensina a encarnação, justificação, pregação, e glorificação de Cristo (3:16; veja, 1-Coríntios 15:1-4).

Perguntas para mais estudo:
É possível ser um "servo" sem ser um diácono? (3:8-13; Marcos 10:42-45)

É possível ser um diácono solteiro? Ser diácono sem filhos?(3:11-12)

 

 

 

 

Curso de Liderança IEQ- Castanheiras
Pastor Cassiano

 



Qual deve ser o foco da igreja? (3:14-16)

Translate this Page
Votação
casal que morreu na biblia infiel
Ananias, com Safira
Lo e esposa
Sarah e Abraão
Isaque e Rebeca
Jaco e Raquel
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (629 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página