I E Q CASTANHEIRAS TANQUE DE BETESDA
Renovando o entendimento de intercessão
Renovando o entendimento de intercessão
Renovando o entendimento de intercessão
Na oração de Jesus pelos seus discípulos registrados em João 17 encontramos elementos altamente renovadores do entendimento da intercessão. Vejamos:
1. Visão mundial
Jesus inspirou os discípulos com uma visão mundial.
A palavra “kosmos” utilizada por Jesus nesse capítulo é diferente daquele que descreve o mundo geográfico, o material.
O sentido é a esfera de batalha espiritual, do ambiente hostil de um mundo que jaz do maligno. E é nessa esfera que Ele nos envolve na intercessão englobando continentes inteiros com súplicas.
2. Oração não para mudar a vontade de Deus mas para que a vontade de Deus seja feita!
Jesus orou ao Pai pedindo que guardasse os seus discípulos. Deus não o faria se Jesus não pedisse? Sim, o faria, porém Jesus pediu algo da vontade de Deus.
3. Intercessão
Tanto o Pai Nosso como a oração de João 17 são cheios de petições e clamores de Jesus, DERRAMANDO A SUA ALMA PELOS OUTROS.
Este é um segredo esta é uma renovação do entendimento. Vamos nos transformar em verdadeiros intercessores, orando pelos outros com vigor e ousadia.
4. Fervor
Jesus orou com forte clamor (Hebreus 5:7) e suou gotas de sangue. Lucas 12:44.
Reinhard Bonke em seu livro “Evangelismo por Fogo” menciona:
“Oração tem que ser fervorosa, não se aproximando de Deus casualmente, como alguém disse: “empurrando a porta com o ombro desleixado, com as mãos no bolso e uma atitude de oi Deus!”.
Se odiarmos ver as pessoas doentes ou tivermos repulsão pela presença de espíritos imundos, obra do inimigo, seria possível somente assobiarmos como uma pomba?
Indignação justa não tem uma justificativa pela veemência contra as obras do inferno?”
Não é a altura da nossa voz, mas é a paixão e a compaixão que impulsionam a oração.
5. Pedir em acordo com o conhecimento de Deus
Não é em vão orar quando nós conhecemos Deus. Deus sempre ouve orações quando oramos conforme Sua vontade. E orar conforme a Sua vontade significa orar de acordo com a Palavra de Deus. Nossos objetivos devem se concentrar no Reino de Deus. Todas as petições da oração de Jesus apontam para uma pedida chave “Venha o Teu Reino”.
6) Santificação
João 17:17 “Santifique-os na verdade. A tua Palavra é a verdade”.
Este é o clamor de Jesus e ao mesmo tempo é a resposta.
7. Em Nome de Jesus
No passado homens como Esdras, Daniel, Elias e Moisés apresentavam-se a Deus com suas próprias razões “Não me tenho assentado com homens falsos e com os dissimuladores não me associo... lavo as mãos na inocência e, assim, andarei Senhor, ao redor do teu altar”. Salmo 26:4-6.
Hoje temos o NOME DE JESUS, nome que conquistou o poder e nos deu uma procuração para usá-lo.
8) Oração por Unidade
O grande plano de evangelização que Jesus proferiu na oração de João 17 é a chave para que o mundo saiba que o Pai enviou Jesus:
21- que sejam um, 23- perfeitos em unidade
Renovar o entendimento da intercessão é clamar ao Pai pela unidade.
Tendo como base bíblica II Crônicas 29:20 e 21 e 30:18 a 20, celebraremos a 7ª Semana Nacional de Educação e Cultura da IEQ renovando nosso entendimento sobre intercessão.
Tendo como base a oração de Ezequias e seu resultado, propomos que se interceda pelos governos municipal, estadual e federal; pela igreja e pela nação brasileira.
A seguir alguns direcionamentos:
Curso de Liderança IEQ- Castanheiras
Pastor Cassiano